Um bom gestor de frotas consegue identificar os gargalos do departamento através das ferramentas e dados utilizados.
A gestão de frotas é de extrema importância principalmente para a preservação da vida e para a sustentabilidade das relações no trânsito urbano e nas estradas. Dessa forma o aspecto econômico se torna uma consequência de ações monitoradas e de boa conduta.
Se o departamento de controle de frotas é otimizado junto dele, a empresa como um todo sai ganhando. Ou seja, as empresas se beneficiam através do capital humano e com o aumento de lucros, levando junto com ele o crescimento do mercado como um todo.
Com a evolução das nossas relações a tecnologia foi surgindo para nos ajudar a executá-las com mais facilidade e agilidade, de forma que um produto consiga transitar de um estado, país ou continente de forma rápida e eficiente.
Assim surgiram ferramentas que foram desenvolvidas com o uso dessas tecnologias e grandes empresas as enxergam como uma forma de investimento e evolução. Afinal, não utilizamos mais carroças, portanto, tão pouco precisamos fazer contas e planejamentos de cabeça ou a lápis no papel se já temos tecnologias trabalhando ao nosso favor.
Softwares foram desenvolvidos especialmente para realizar o trabalho de coletar dados transformando-os em informações preciosas para tomadas de decisões certeiras.
Muitas empresas já economizaram com a utilização de tecnologias de gestão de frotas e telemetria.
Se você ainda não se rendeu ao uso de softwares, vamos apresentar algumas ferramentas que são usadas por profissionais da área.
3 Razões para contratar uma empresa especializada em telemetria
1 – Diminuição de gastos com a frota
2 – Maior controle e segurança de condutores, veículos e cargas
3 – Centralização de informações e dados
Assine nossa News Letter e receba nossas novidades!
1 – Diminuição de gastos com a frota
Com o controle de despesas, controle de diária dos condutores, controle de horários, controle de jornada e controle do usuário é possível ter por consequência a diminuição dos gastos. Sabendo o tempo de trabalho do motorista, as horas extras podem ser controladas, o que diminui as despesas com salário. Assim como o monitoramento da rota e da forma como o usuário está conduzindo o veículo faz com que o combustível seja poupado.
2 – Maior controle e segurança de condutores, veículos e cargas
Através de um bom sistema de monitoramento do veículo é possível supervisionar o controle de pneus, controle do usuário sobre o veículo, a rota, manutenção preventiva, disparo de alerta. Com isso, se a avaliação e o uso do veículo for feita de forma positiva, o mesmo irá se manter preservado por mais tempo.
Com a manutenção dos veículos e o monitoramento dos mesmos através de sistemas de gestão de frotas, o condutor se torna mais confiante, seguro e a probabilidade de tomada de decisões ruins é menor. Dessa forma, as vidas envolvidas no trânsito são preservadas.
-
Atenção com a manutenção preventiva: todos os veículos após certo número de quilômetros rodados precisam passar por uma revisão e manutenção, para que assim a vida e a integridade do veículo e de quem o dirige esteja a salvo, evitando assim acidentes indesejados.
-
Promover treinamento e reciclagem de condutores de veículos: esse item talvez seja um dos mais importantes, afinal, uma vida não tem preço. Mantenha os motoristas em plena consciência de suas responsabilidades e demonstre que estarão seguros no veículo podendo conduzir com tranquilidade para preservar a própria vida e dos demais. Além desse aspecto, o comportamento do condutor interfere diretamente nos gastos com combustíveis e o desgaste do veículo.
3 – Centralização de informações e dados
Depois que isso é feito, a plataforma organiza todos os dados coletados de forma integrada, sintetizado no modelo do sistema Kanban.
-
Identificação de recursos e suporte da empresa: o que a empresa tem a oferecer para uma melhoria da gestão e com quais ferramentas o profissional de frotas pode resolver os problemas do departamento. Essa análise deve ser feita também sobre o tipo de frota e segmento para o qual atua.
-
Desenvolva uma política de frotas: com uma política de gestão de frotas é possível entender qual é a responsabilidade de cada um com o veículo utilizado.
-
Gerar relatório de gastos mensais: quanto foi gasto com combustível, manutenção, salários, multas, possíveis processos, demissões, troca de pneu, sistema de gerenciamento e etc. Mantenha essas informações atualizadas e acompanhe com atenção todos os gastos.
-
Atenção com a manutenção preventiva: todos os veículos após certo número de quilômetros rodados precisam passar por uma revisão e manutenção, para que assim a vida e a integridade do veículo e de quem o dirige esteja a salvo, evitando assim acidentes indesejados.
Sem dados não existe gestão!
Por isso, frisamos que somente com um sistema inteligente que ofereça a solução de telemetria, é possível gerir uma frota de forma eficiente.
Fale com nossos consultores e adquira o sistema 3SAT com as ferramentas certas para solucionar os seus problemas.
Quer conhecer melhor a 3SAT? Acesse nossas redes sociais!