Desvendando a Logística Verde: tudo sobre o assunto!

Esse blog post foi feito para você que ainda está na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada em telemetria, separamos 3 razões que vão te ajudar a tomar essa decisão.

Você já ouviu falar em logística verde? A consciência ambiental é cada vez mais necessária — sobretudo no meio da gestão de frotas. Afinal, o setor logístico é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 12%.

 

Com isso, surge o assunto: um conjunto de ações que buscam otimizar os processos de armazenagem, transporte e entrega de mercadorias para reduzir os impactos ambientais. 

 

A logística verde é uma prática relativamente recente, que surgiu nas últimas décadas em resposta ao aumento da conscientização ambiental. Essa conscientização é resultado de fatores como o crescimento da população mundial, o aumento do consumo de recursos naturais e as mudanças climáticas.

 

Ou seja: a prática não impacta somente o setor da logística, mas a sociedade como um todo. Afinal, ela pode ajudar a proteger o meio ambiente, reduzir os custos das empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe a leitura!

 

Leia também:

ENTENDENDO A LEI 11.442: O QUE É E QUAL O IMPACTO?

Selo verde: o que é e qual a relação com a gestão de frotas?

O que é logística verde?

 

Em poucas palavras, podemos definir a logística verde como a aplicação da sustentabilidade nos processos logísticos. Ou seja…

 

É um sistema de gestão que integra as atividades de logística com os princípios da sustentabilidade. Isto é:: as empresas passam a considerar verdadeiramente os impactos ambientais de suas atividades logísticas e buscam reduzi-los.

 

Alguns de seus principais objetivos são:

 

  • Reduzir o consumo de recursos naturais, como água, energia e matérias-primas;
  • Reduzir a emissão de gases poluentes;
  • Reduzir a geração de resíduos sólidos;
  • Promover a reciclagem e a reutilização de materiais;
  • Melhorar a eficiência operacional.

Com isso, os benefícios também são muitos:

  • Redução de custos;
  • Melhora na margem de lucro;
  • Incentivo à geração de empregos;
  • Aumento da eficiência nas entregas;
  • Fidelização de clientes.

Como aplicar a logística verde no negócio?

 

A implementação da logística verde é um processo gradual que envolve desafios, como a necessidade de investimento em novas tecnologias e infraestrutura, a necessidade de mudança cultural nas empresas e a necessidade de colaboração entre diferentes atores da cadeia de suprimentos.

 

No entanto, existem algumas ações básicas que podem ser tomadas para iniciar esse processo:

 

  • Realizar uma avaliação dos impactos ambientais das atividades logísticas: dessa forma, é possível identificar os principais pontos de melhoria.
  • Definir metas e objetivos concretos para a sustentabilidade logística: assim, é possível orientar as ações da empresa.
  • Implementar ações para alcançar as metas e objetivos definidos: as ações podem incluir o uso de embalagens mais eficientes e recicláveis, o transporte de mercadorias de forma mais eficiente, a implementação da logística reversa e o uso de energia renovável.

No entanto, ainda existem desafios para a implementação da prática. Por exemplo:

Investimento em novas tecnologias

Para reduzir o consumo de recursos naturais e emissão de gases poluentes, é preciso investir em novas tecnologias e infraestrutura. Ou seja, as empresas podem investir em veículos mais eficientes, em embalagens recicláveis e em sistemas de logística reversa.

Mudança cultural

Uma mudança de dentro para fora pode ser muito mais eficaz. Por isso, promover uma mudança cultural para que os colaboradores entendam a importância do assunto e se comprometam com a prática é um desafio constante. Em grande parte dos casos, treinamentos e incentivos são uma ótima pedida.

Colaboração entre diferentes atores da cadeia de suprimentos

A logística verde é uma prática que envolve toda a cadeia de suprimentos. É preciso colaborar com fornecedores, distribuidores e clientes para reduzir os impactos ambientais da logística.

3 empresas que praticam a logística verde no Brasil

 

Além de reduzir os impactos ambientais, a logística verde também pode contribuir para a geração de empregos e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, a Natura estima que sua logística reversa gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.

#1 Natura

A partir da compra da Avon, em 2020, a Natura passou a ser a quarta maior empresa de beleza do mundo. Uma empresa com este porte não poderia ter outro comportamento que não um DNA com práticas sustentáveis, né?

A Natura possui dois programas de logística verde fortíssimos, e reconhecidos mundialmente: a logística reversa e o carbono neutro dois. Somente na logística reversa, já são mais de 700 pontos de coleta espalhados em 280 cidades do Brasil!

#2 O Boticário

Concorrente direta da Natura, O Boticário também é uma empresa de cosméticos com uma das melhores práticas de logística verde do Brasil.

O Boti Recicla é responsável por promover o descarte adequado de resíduos sólidos de consumidores. Basicamente, a empresa incentiva a entrega de embalagens — de qualquer marca — na troca de recompensas.

Além disso, O Boticário também ganha destaque na redução das emissões de gases do efeito estufa. 

#4 Pão de Açúcar

A rede de supermercados Pão de Açúcar também pratica a logística verde, e é referência em sustentabilidade do seu setor: a marca possui um programa de logística reversa de resíduos e equipamentos eletrônicos.

Concluindo…

Enfim, a logística verde é uma prática importante que pode contribuir para a redução dos impactos ambientais, a melhoria da eficiência operacional e a geração de benefícios econômicos e sociais.

As empresas que adotam práticas sustentáveis estão se posicionando como líderes em seu setor e estão conquistando a confiança de consumidores e investidores.

Bem, se você é um gestor de frotas, o que você está esperando para começar a adotar práticas sustentáveis em sua empresa?

POSTS RELACIONADOS