O que é cadeia de suprimentos? Desvendamos o assunto!

Esse blog post foi feito para você que ainda está na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada em telemetria, separamos 3 razões que vão te ajudar a tomar essa decisão.

Também conhecida como supply chain, seu equivalente em inglês, a cadeia de suprimentos pode ser definida como um sistema que une pessoas, informações, atividades e recursos envolvidos no transporte de mercadorias — desde a aquisição da matéria-prima à entrega ao cliente final. Não se trata apenas de um processo logístico, mas da ferramenta que garante o sucesso e a qualidade da logística. 

 

Pode parecer complexo, mas nós vamos te explicar! Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o assunto. 

 

Afinal, o que é uma cadeia de suprimentos?

cadeia de suprimentos exemplo

 

Cadeia de suprimentos um conceito que engloba tudo o que acontece antes de um produto chegar ao consumidor final. Ela mapeia o percurso completo de um item, desde sua criação até o momento em que ele sai das prateleiras para chegar à casa dos consumidores. Isto é, todo o ciclo de vida de uma mercadoria.

 

Portanto, ela engloba todas as etapas do ciclo de vida de um produto, incluindo os processos de fabricação, estocagem e distribuição.

 

Importância da cadeia de suprimentos para as operações empresariais

 

Definitivamente, a cadeia de suprimentos não se trata de um detalhe: ela é fundamental na operação de um negócio. Sua eficiência impacta diretamente na competitividade, custos, prazos de entrega e, principalmente, na satisfação do cliente. 

 

Sendo assim, uma cadeia bem gerenciada garante:

 

  • Redução de custos;
  • Agilidade nas entregas;
  • Controle rigoroso em todas as etapas;
  • Satisfação do cliente.

Tudo isso envolve fornecedores, fabricantes, transportadoras, centros de distribuição, varejistas e, claro, o cliente final. Todo o processo é interligado a partir de uma comunicação clara, colaboração entre todos e o alinhamento dos objetivos.

 

Quais as 4 fases da cadeia de suprimentos?

 

Podemos dividir uma cadeia de suprimentos em 4 fases. Para explicá-las, não poderíamos usar exemplo melhor que o de uma fazenda. Até porque, grande parte dos produtos, até mesmo os ultraprocessados, já fizeram parte de uma.

 

Você já vai entender. Siga com a gente!

 

1. Abastecimento

A primeira etapa da cadeia de suprimentos é a obtenção de matéria-prima. Lembra que falamos sobre a fazenda? Pense nela como o fornecedor inicial da cadeia de suprimentos. 

 

E, quando negociamos com um fornecedor, é preciso considerar a qualidade, custo, prazos de entrega e sustentabilidade. Além disso, negociação com outros fornecedores e distribuidores, contratos e logística de entrada também fazem parte desta etapa (e impactam diretamente no custo final do produto).

 

2. Produção

 

As atividades da agropecuária são o pontapé inicial para o que, em outro momento, se tornarão os alimentos industrializados. 

 

Em outras palavras, nesta etapa os alimentos são processados para serem encaminhados às prateleiras. Eles ganham vida!

3. Armazenamento

 

Agora que o produto já existe, ele precisa de um lugar seguro para ficar, certo? 

 

Aqui, entram os centros de distribuição. E, neles, é feito o controle de temperatura e umidade, organização e outros processos que garantem que os produtos estejam protegidos e prontos para distribuição.

 

Leia também: O que são galpões logísticos e como funcionam?

 

4. Distribuição 

 

Oficialmente, é a última etapa da cadeia de suprimentos. E, de certo modo, uma das mais importantes para a indústria: é aqui que o produto é levado até o cliente. Envolve o planejamento de rotas, escolha do transporte ideal, roteirização… Um eficiente sistema de armazenamento e distribuição é essencial para evitar atrasos na entrega e garantir que os produtos estejam disponíveis quando e onde os clientes precisam deles.

 

Isto é: nesta etapa, um bom planejamento de logística faz toda a diferença. 

 

cadeia de suprimentos etapas

 

Cada etapa da cadeia de suprimentos é interdependente, mas necessária para que o processo seja eficaz. Falhas em qualquer etapa podem gerar custos adicionais, atrasos, perdas e insatisfação do cliente.

 

E, quando o assunto é a distribuição da cadeia de suprimentos, nós podemos te ajudar! Aqui na 3SAT, você tem tudo o que precisa para uma gestão logística completa e eficaz. Oferecemos soluções personalizadas para ajudar a sua empresa a planejar e otimizar os processos de logística do melhor jeito possível. Você não precisa de anotações em papéis, tampouco se perder em diferentes planilhas… A 3SAT conta com dashboards personalizados garantindo o controle total da sua operação com tecnologias de rastreamento e monitoramento em tempo real. Clique aqui e converse conosco!

 

POSTS RELACIONADOS