Roteirização de frota: afinal, o que é e para que serve?

Esse blog post foi feito para você que ainda está na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada em telemetria, separamos 3 razões que vão te ajudar a tomar essa decisão.

Se você ainda não sabe o que é a roteirização de frota e porque ela é a estratégia que falta para o seu negócio crescer, este artigo é para você!

Aqui, você entenderá:

  • O que é a roteirização de transporte;
  • Como funciona;
  • Benefícios;
  • Dúvidas recorrentes.

Enfim, vamos nessa!

O que é a roteirização de frota?

Em geral, a roteirização de frota é uma estratégia tecnológica para planejar e otimizar rotas de veículos de transporte — visando, dessa forma, alcançar uma operação eficiente e com custos reduzidos.

Dessa forma, a prática determina os melhores trajetos e paradas para veículos de entrega, coleta ou transporte de mercadoria. A roteirização de frota leva em conta todas as complexidades que envolvem um processo logístico, tais como:

  • Capacidade e tamanho dos veículos;
  • Distâncias;
  • Tempo de deslocamento;
  • Possíveis restrições.

Sendo assim, seu papel é crucial quando o assunto é minimizar o tempo de viagem, reduzir o custo de combustível, melhorar a utilização de recursos e, claro, deixar a experiência do cliente exemplar. 

No entanto, a adesão dessa estratégia não é vantajosa apenas para a logística interna das empresas e seus stakeholders, viu? A roteirização de transporte desempenha um papel fundamental no meio ambiente. Ou seja: ao otimizar rotas, também se reduz emissão de carbono.

Como a roteirização de frota funciona?

Entender o funcionamento da roteirização pode ser bastante complexo, nós sabemos. Por isso, vamos te explicar esse processo em 3 principais partes. Assim, é possível compreender melhor o que forma a roteirização. Vamos nessa?

Coleta de dados

A primeira e mais importante etapa! Basicamente, a coleta de dados envolve a identificação e reunião das fontes de informações para a rota. Ou seja: a partir desta etapa é possível conhecer os pontos de origem e destino das entregas, entender o tamanho e restrições dos produtos que serão transportados, horários de funcionamento e possíveis restrições de acesso. Além disso, é nesta etapa que entra a possibilidade de ter os dados em tempo real, como informações sobre o tráfego e condições climáticas. 

Nesse sentido, a precisão e qualidade de dados é um fator crítico nesse processo. Afinal, informações incorretas ou desatualizadas podem levar o planejamento de rotas a erros bruscos, atrasos nas entregas e aumento nos custos operacionais. 

Algoritmos de otimização:

Os algoritmos de otimização estão por trás de toda gestão de frotas bem estruturada. Basicamente estamos falando sobre ferramentas que são responsáveis pelo cálculo de rotas ideais a partir de todas as variáveis envolvidas. Sendo assim, estes algoritmos são impactados por diferentes objetivos: desde as características das estradas ao limites de velocidade de cada veículo.

Além disso, estes algoritmos dependem diretamente das metas específicas de cada empresa.

Cálculo de rotas e paradas

Por último, a peça chave da roteirização de transporte! Aqui, os algoritmos de otimização são muito utilizados: afinal, os dados coletados são processados e transformados em sequências lógicas — criando, enfim, a rotas com suas devidas paradas. Nesse sentido, é nesta etapa que entram:

  1. Criação de rotas
  2. Otimização de paradas
  3. Análise de restrições

Ou seja, o cálculo de rotas e paradas é o momento da roteirização em que a teoria e a prática se unem: é quando os dados que pareciam abstratos se transformam em estratégias concretas.

Afinal, quais as vantagens da roteirização?

Hora de entender sobre os benefícios da roteirização de frota! Afinal, esta estratégia promove uma série de vantagens significativas que impactam diferentes operações logísticas. 

A seguir, veja como otimizar a sua frota pode transformar a sua empresa.

#1 Redução de custos operacionais e de combustível

Afinal, quando a sua frota possui rotas já calculadas e estabelecidas os gastos com combustível são bem menores: os veículos percorrem distâncias menores e em estradas melhores. Consequentemente, os custos com manutenção também são menores. Afinal, os veículos começam a ter um uso mais inteligente.

#2 Melhora na distribuição

Uma boa roteirização de transporte faz com que a distribuição das mercadorias seja mais eficiente. Ou seja, os veículos conseguem fazer mais entregas em um período de tempo menor — melhorando a capacidade de atendimento e diminuindo viagens extras, por exemplo. 

#3 Melhoria na qualidade do serviço e atendimento ao cliente final

Com rotas otimizadas, a qualidade do serviço ao cliente é diretamente impactada. Afinal, os prazos de entrega são mais precisos e confiáveis. Dessa forma, além de aumentar a satisfação do cliente, é possível fortalecer um laço de fidelidade com cada um.

Desmistificando a roteirização: respondemos as principais dúvidas sobre o assunto

Por fim, veja as principais dúvidas e respostas sobre a roteirização! A seguir, selecionamos as 5 perguntas mais frequentes que a 3SAT recebe semanalmente. 

Como a roteirização de frota funciona?

A roteirização de frota é um processo com algoritmos que calcula as melhores rotas para veículos de entrega. Dessa forma, considera variáveis como endereços, janelas de tempo, capacidade dos veículos e restrições das estradas. Por fim, os algoritmos otimizam paradas e sequências, minimizando custos operacionais e tempo.

 

Quais as principais vantagens?

Os benefícios da roteirização são incontáveis. Afinal, vão desde a redução de custos operacionais e de combustível à melhoria da qualidade do serviço prestado ao cliente. Em geral, a roteirização de frota impacta positivamente toda a cadeia envolvida em um processo de logística.

Quais restrições são consideradas na roteirização de transporte?

Em geral, os algoritmos levam em conta todas as restrições que a gestão de frotas envolve. Tais como: janelas de tempo para entregas, descanso e cumprimento da lei nº 13103, capacidade dos veículos e complexidades de acesso. Dessa forma, garante que as rotas estejam sempre viáveis e dentro de todas as regulamentações envolvidas.

Enfim, a roteirização de frota é uma estratégia necessária para alcançar operações logísticas otimizadas e verdadeiramente eficazes. Nós temos certeza que, a partir de agora, você possui todas as informações necessárias para implementar novos processos na sua gestão!

 

POSTS RELACIONADOS