Telemetria: O que é e por que ela é essencial para a gestão de frotas.

Esse blog post foi feito para você que ainda está na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada em telemetria, separamos 3 razões que vão te ajudar a tomar essa decisão.

Se você ainda não conhece a telemetria e seus benefícios para a gestão de frotas, este artigo é o guia completo para você. Aqui, vamos explorar:

 

  • O que é a telemetria;
  • Como ela funciona;
  • A telemetria veicular;
  • Benefícios;
  • Soluções integradas.

Leia também:

Por que a gestão de abastecimento de frota pesada é necessária?

O que é gestão de frotas?

O que é a Telemetria?

 

Primeiramente, entenda um pouco sobre o termo “telemetria”. Ele deriva das palavras gregas “tele” (distância) e “metron” (medida), o que indica a capacidade de medir e monitorar remotamente. Assim, a telemetria é uma tecnologia que envolve coleta, transmissão e análise de dados para monitorar e controlar objetos, equipamentos ou sistemas à distância. Seu uso é essencial para diversas áreas, como medicina, agricultura e automobilismo.

 

Como funciona a Telemetria?

 

A telemetria funciona por meio da instalação de sensores e dispositivos de coleta de dados nos veículos ou ativos que se deseja monitorar. Dessa forma, esses dispositivos coletam informações e as enviam para uma unidade centralizada por meio de redes de comunicação, como redes móveis, satélites e Wi-Fi. Assim, os dados são processados e disponibilizados para visualização e análise em um sistema de gerenciamento.

 

A telemetria veicular

 

Um dos principais usos da telemetria é para a análise de funcionamento de veículos. Assim, os dados fornecidos por essa tecnologia podem abranger uma ampla gama de informações, como:

 

  • localização;
  • velocidade;
  • consumo de combustível;
  • temperatura do motor;
  • padrões de direção;
  • comportamento do motorista.

 

Benefícios

 

Em geral, a telemetria veicular ajuda a transformar dados brutos em informações úteis e acionáveis. Ou seja: por meio da coleta em tempo real, o planejamento e tomada de decisões na gestão de frotas podem ser bem mais rápidos e assertivos. Além disso, a telemetria também ajuda a reduzir custos e a manter os veículos e motoristas em condições ideais, o que resulta na melhoria da produtividade e segurança do trabalho.

 

Dessa forma, conheça alguns benefícios dessa tecnologia:

 

  • Controle real do consumo de combustível: com a telemetria, é possível obter informações confiáveis sobre o consumo de combustível de cada veículo, não se limitando a estimativas de quilômetros por litro. Os sensores permitem identificar quanto cada motorista gastou, em quais viagens, rotas, etc.
  • Manutenção preventiva: A telemetria pode monitorar o funcionamento de peças e componentes dos veículos, como pneus e freios. Isso permite que sejam prevenidas as perdas por desgastes prematuros, gerenciando os custos através de alertas e relatórios. 
  • Redução de acidentes: Ao monitorar o comportamento do motorista e fornecer feedback, a telemetria pode ajudar a reduzir o número de acidentes.
  • Aumento da eficiência operacional: com dados precisos sobre o desempenho dos veículos e o comportamento dos motoristas, os gestores de frota podem tomar decisões mais informadas sobre alocação de recursos, planejamento de rotas e substituição de veículos.

 

Soluções Integradas

 

Definitivamente, a telemetria em si já é uma tecnologia muito eficiente para tornar a gestão de frotas mais econômica e segura. Aliada a outras soluções como rastreamento e um sistema de gestão de frota, torna-se uma ferramenta ainda mais eficaz. 

 

Enfim… Com mais de 13 anos de experiência no mercado, a 3SAT fornece soluções integradas em tecnologia embarcada para rastreamento. Ou seja: com o objetivo de contribuir para uma gestão eficiente, proporciona aos clientes aumento de produtividade, redução dos custos operacionais, maior controle sobre as operações e segurança para os condutores.

 

Saiba mais sobre as soluções da 3SAT: clique aqui

POSTS RELACIONADOS